sábado, 11 de dezembro de 2010

SÍMBOLOS NATALINOS – O BONECO DE NEVE

      O boneco de neve, um dos símbolos do natal, é proveniente da neve existente no hemisfério norte, lugar que exige das pessoas uma convivência maior dentro das casas, e o clima natalino é um momento que proporciona essa convivência, onde as famílias se reúnem para confraternizar.


     Em países frios, as crianças saem durante o dia para produzir o boneco de neve. Colocam três, ou duas, bolas grandes de neve uma sob a outra, um cachecol, uma cenoura para fazer o nariz, um chapéu, carvão ou pedras para fazer os olhos e galhos para serem os membros. Mesmo em países tropicais como o Brasil, o boneco de neve se transformou em peça de decoração natalina.

     Existe um ser, que se chama Jack Frost, que é um boneco de neve e que vem todos Natais aterrorizar as pessoas. No folclore inglês, Jack Frost aparece com uma criatura egoísta que personifica o frio e o inverno. É, muito problemático, uma variante do Pai Inverno (também conhecido como "Old Man Winter"). Alguns acreditam que essa representação se originou no folclore germânico especificamente nos países anglo-saxões e nórdicos.


    Jack é uma lenda escandinava, ele é famoso por seu talento artístico, esgueirando-se através das cidades até tarde da noite fazendo belas pinturas e desenhos na geada. Jack não tem o monopólio da neve, ele é apenas um dos muitos que afirmam ter domínio sobre o gelo, que cria o delicado, padrões laçado no chão, folhas e em janelas. 

     Em 1864, Harper's Weekly publicou um desenho de Thomas Nast chamada "Central Park no Inverno", que mostra Jack Frost, coberto de gelo, trazendo inverno do famoso parque. desenhos de Thomas Nast Harper's Weekly trouxe muitas das imagens influentes do Papai Noel e do Natal para a vida popular na América.



     Outras culturas têm seus próprios Jack. lendas japonesas falam de Frostman e seu irmão Mistman como guardiões da geada e do orvalho. Na Finlândia e norte da Rússia, encontramos Frostman Frostwoman que controla o tempo e deve ser aplacada com sacrifícios para garantir nevascas leves e boas condições para as renas.

   Jack Frost é um filme de 1998 estrelado por Michael Keaton, em que a personagem de Keaton (Mr. Jack Frost) morre e se torna um boneco de neve. Também é um filme de terror de 1997, em que um assassino em série se torna um boneco de neve.



Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...